terça-feira, 6 de julho de 2010

ISRAEL




ISRAEL

Chegamos à Terra prometida! De Tel Aviv seguimos para a região da Galiléia, passando por Jope , ou Jaffa.Esta era a cidade portuária mais importante da região na época de Jesus. Por aqui chegavam as mercadorias que iam para todo o país, chegavam materiais de construção para o Templo- cedro do Líbano, mármore de Carrara, e outros-e também pessoas de todas as partes, que iam para Jerusalém, chegavam pelo porto de Jaffa.
Nas estradas haviam plantadas tamareiras , oliveiras e alfarrobeiras, que forneciam aos viajantes não só alimento – as tâmaras não estragam, mesmo caídas no chão duram por meses – as azeitonas serviam para fazer o azeite que era combustível para lamparinas, fornecendo luz para o caminho, e a alfarroba, que é uma vagem adocicada que fornece muita energia.
Aqui é uma terra árida, desértica, clima quente, chove muito pouco por ano, mas o que vemos é uma grande quantidade de vegetação por toda parte, indo em direção ao norte.A gente daqui fez um verdadeiro milagre nestas terras: há pouquíssimas reservas naturais, tudo foi plantado pelo homem, e todo este verde é regado por irrigação, com água do mar da Galiléia! Só vendo para crer. Ao passarmos pela estradas, vemos grandes áreas de plantações , parecendo fazendas. Mas tudo isso é plantado pelo sistema de Kibuts, que são cooperativas, que funcionam aqui há mais de cem anos.Eles detém toda a agricultura e pecuária do país, e agora também estão no ramo de turismo. Nós almoçamos em alguns deles, e ficamos hospedados em um kibuts também, por sinal, muito bom. Esta forma de cooperativa foi o que possibilitou a este país se expandir e formar as fronteiras ( fronteira se faz com ARADO , e não com armas!!!)
As sete bênçãos da terra de Israel são:oliveiras, tamareiras, figueiras, a vinha, o trigo, a cevada e a romã. Ainda se tem a mesma agricultura de 2000 anos atrás.
Nós vamos primeiramente para o norte, na Galiléia, onde Jesus passou sua vida pública, depois para Nazaré, onde vivia Maria e José, Belém, onde Jesus nasceu, e depois desceremos para o sul, Jerusalém, onde Ele foi crucificado e Ressuscitou . este é o nosso roteiro. Vamos lá!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são revistos antes da publicação e se forem pertinentes serão publicados na ÍNTEGRA !