sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Igreja da Transfiguração de Jesus - Monte Tabor



O Evangelho de hoje- Lc9,28-36, é o da Transfiguração de Jesus. Fizemos uma bela reflexão sobre ele, quando visitamos a Igreja da Transfiguração, no Monte Tabor, e eu vou tentar passar um pouco pra vocês.
Este milagre de Jesus é diferente daqueles em que há uma cura, ou alguém envolvido. Neste, Jesus se mostra como uma Divindade.
A Igreja da Transfiguração foi construída por Berlucci, que usa a linguagem arquitetônica para nos mostrar visualmente o que o Evangelho quer dizer. Ele constrói a Igreja como se houvesse três tendas, por fora ´podemos ver bem. Por dentro, vemos a capela de Elias, e a de Moisés, e no centro, unindo as duas, está a Igreja de Jesus. Berlucci traduz isso com muita luz, o telhado é feito com alabastro, para que a luz penetre de modo radiante, iluminando todo o interior, onde vemos inúmeros mosaicos, muita riqueza, tudo resplandesce lá dentro. Foi construída no início do sec XX, e está sobre alicerces da original, bizantina, e da seguinte, da época das cruzadas.
No texto bíblico, Jesus se afastou e foi rezar com alguns discípulos, e ali Ele se transfigurou. Perto dEle estavam Moisés e Elias. Muitos séculos separam estes três homens. Moisés representa a Lei. Elias, a Profecia, um homem cheio do Espírito de Deus. Ambos são do Antigo Testamento. Jesus não veio abolir esta antiga Aliança, mas sim AMPLIAR. Jesus é alguém que é maior que a Lei e os Profetas. Ele está no centro. Mas devemos refletir sobre isso, não como uma situação mágica, mas ver o sentido teológico que aparece aí. Os discípulos estavam "dormindo", e ao acordarem , viram Jesus transfigurado - um dos sentidos é o de que eles passaram a vê-lo de outra maneira, com outro olhar.É a transformação do olhar, muito maior do que somente uma mudança da aparência de Jesus. Moisés e Elias aparecem como símbolos de uma cultura.
A Igreja é belíssima, e transmite muito bem toda essa mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são revistos antes da publicação e se forem pertinentes serão publicados na ÍNTEGRA !