sexta-feira, 18 de junho de 2010
MESQUITA AZUL E BASÍLICA DE SANTA SOFIA
MESQUITA AZUL E BASÌLICA DE SANTA SOFIA
À tarde fomos fazer uma visita à Mesquita Azul, e foi incrível. Eu nunca havia entrado em uma Mesquita, e acho muito importante se conhecer outros costumes, outras crenças, outros povos. Esta Mesquita é grandiosa. É a única no mundo com 6 Minaretes (as torres), e é revestida por mais de 2000 azulejos, com a cor azul predominante- por isso o nome. Ela foi construída no sec XVII , para se ter um templo tão grandioso quanto a Basílica de Santa Sofia, bem à sua frente, que foi construída na época cristã, sec VI (1000 anos de diferença), porém suas dimensões são menores que a Basílica.
Para entrarmos, tiramos os sapatos, e as mulheres não podiam ter os braços ou pernas descobertos. Ela é toda forrada de tapetes, porque os muçulmanos sentam-se no chão para orar. Eles se purificam antes de entrar, com água de torneiras que ficam ao lado .Lavam o rosto, boca, nariz, olhos , ouvidos, cotovelos, mãos e pés antes de entrar. A oração deles é toda em língua árabe, toda em versos, e são feitas 5 vezes ao dia. Antes de cada oração, o povo é chamado e podemos ouvir a oração pelas ruas, é muito bonito. Deu prá perceber que é um povo muito religioso, e que segue sua fé com muita seriedade.
A inscrição na frente da Mesquita é de que Dus é único e Maomé foi o último dos profetas. (escrito em língua árabe).
Depois, atravessamos a rua e fomos conhecer a Basílica de Santa Sofia. É difícil falar sobre ela, pois é uma história muito complexa. A Basílica é formidável, é muito grandiosa, maior que a Mesquita Azul, muito rica por dentro e por fora. Foi construída na época dos Imperadores Cristãos. E era lé que eles eram coroados, e onde se tomavam grandes decisões. Ela era o maior lugar sagrado do mundo na época. A divisão da Igreja católica e ortodoxa aconteceu aí dentro (1054).
Porém, com a invasão dos turcos em Constantinopla, a Basílica foi transformada em uma Mesquita. Foram retiradas as cruzes e tudo o que era Cristão. As pinturas Bizantinas – imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus, e a clássica de Jesus com Maria à sua esquerda e João à direita, foram recobertas com gesso. Os anjos da cúpula foram estilizados, e construídos minaretes, colocadas inscrições muçulmanas em euas colunas.
Em 1953, com a fundação da república turca, ela voltou a ser Igreja, e houve novas transformações em seu interios. Hoje ela não é nem mesquita e nem igreja, e pode-se ver traços das duas religiões no mesmo espaço: as pinturas foram restauradas, mas as inscrições árabes ainda estão lá, entre outros objetos muçulmanos. È um lugar único!!!! Vale a pena ver de perto!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são revistos antes da publicação e se forem pertinentes serão publicados na ÍNTEGRA !