domingo, 31 de outubro de 2010
ZAQUEU
Há dois dias, em meu trabalho, fui fazer uma visita domiciliar a um doente, em um bairro muito pobre, aqui da zona norte. Ao chegar lá , encontramos sua mãe saindo para comprar um ovo ( eu disse UM ovo), para fritar e dar a seu filho com pão, porque ele estava com dificuldade para se alimentar, e teve vontade de ovo. Era o que dava pra comprar no momento. O paciente estava bem debilitado, magro, e não conseguiu tomar o antibiótico que eu havia receitado , pois está em falta no posto de saúde, e ele não conseguiu comprar ( custa R$ 9,00 cada comprimido, ele precisa de 20!)Precisei colocá-lo em nossa ambulância e levá-lo para internar, e tentar a medicação venosa. Estou contando este fato - até corriqueiro na realidade do meu trabalho_ para refletirmos um pouco. Fiquei pensando nas notícias que circularam na semana passada, sobre os gastos de um ex senador em seu tratamento, que culminou com sua morte, a despeito de quanto o senado gastou para mantê-lo vivo. Não vou criticar a luta dele pela sua vida, acho até louvável, mas o que questiono é o porque lutar pela vida se tornou privilégio de tão poucos! Porque nem todos tem os mesmos direitos, as mesmas chances? Uns gastando milhões para se salvar, e outros lutando para cmprar 20 comprimidos!
É claro que tem muitas questões aí, já que vivemos em um sistema capitalista, mas o que eu queria era que o nosso governo olhasse de verdade para seu povo, e que suprisse pelo menos o básico!E hoje tive que escolher um candidato para votar...sabendo que pouco vai mudar!
Na missa de hoje, ouvimos o Evangelho de Lucas, a história de Zaqueu (Lc 19,1-10).
Zaqueu era um cobrador de impostos, era um homem "baixo", do ponto de vista de ser ladrão, de roubar.Ele estava em cima da árvore da ganância, da ambição. Jesus lhe diz que se quisesse vê-Lo, teria que descer dali. Ele desce, e acolhe Jesus em sua casa, se arrepende de seus pecados, e diz que vai devolver tudo o que roubou, e indenizar aqueles a quem prejudicou.
Gostaria que houvessem mais Zaqueus por aí, acolhendo Jesus em suas vidas, e revertendo a situação em que se encontram tantas pessoas.
Hoje comemoramos também os 70 anos da fundação dos Vicentinos em nossa Paróquia. Que trabalho bonito, um grupo de católicos que realmente faz a diferença, ajudando pessoas pobres em obras de caridade.É um trabalho de formiguinha diante da omissão de nossos governantes, mas que ajuda aos poucos se formar uma sociedade mais digna.
Peço à Deus que nos ajude a percorrer este caminho com muita fé, força e Luz para continuarmos nosso trabalho, e para que apareçam oportunidades de nascer outros Zaqueus em nosso planeta!!!!
FOTO: Figueira - ou Sicômoro- de Zaqueu, em Jericó
Aborto?!?
Nesta semana de eleições, nós brasileiros católicos recebemos um recado do Papa Bento, que recomendou observarmos qual candidato seria desfavorável à liberação do aborto.
Na verdade, os que querem esta liberação, sempre vêem com aquela justificativa de que devemos "salvar" essas mulheres que procuram clínicas clandestinas para fazer este procedimento. Mas aí eu pergunto: se o governo não tem competência para fiscalizar estas tais clínicas agora, porque o faria depois? É uma ingenuidade pensar que estas clínicas vão se acabar, porque a ganância dos profissionais que aí trabalham com certeza não vai cessar. Fico imaginando o procedimento sendo liberado neste nosso sistema de saúde tosco e débil pelo qual estamos acostumados: a mulher chega ao posto de saúde para fazer um aborto, e a recepcionista"bem-educada" responde que só terá vaga daqui a uns 6 meses... e se ela for a um hospital particular, será caríssimo - os convênios vão alegar que a lei surgiu agora, não está no contrato, portanto, não cobre ; e os planos feitos depois da lei, obviamente não têm carência ainda!!! Esta mulher vai se dirigir aonde? Nas clínicas clandestinas, como sempre!!!
Neste país, é preciso ver tantas prioridades ainda, que fica impossível se pensar nestas questões polêmicas e tão discutíveis.`
É preciso fortalecer as famílias, os laços entre pais e filhos, os diálogos, a orientação aos jovens; melhorar a educação escolar, que o povo tenha mais conhecimento e cultura; é fundamental se ter um sistema de saúde forte, competente que atinja a todas as classes sociais igualmente, e é primordial que o governo não se deixe vender pela corrupção, propinas, e possa fiscalizar e punir o que de fato é errado.
Com tudo isso, acho que discutir o aborto é algo para daqui a muitos anos, quando tivermos uma sociedade séria de fato.
Eu sou totalmente contra o aborto! Acho um crime contra a vida humana, e contra Deus. Se é crime contra a nossa constituição, pouco importa. Isso é questão de cada pessoa em seu íntimo, em seu amor pela dádiva da vida. Quem não possui este AMOR, vai pecar contra ele com ou sem lei, arriscando a si próprio.
Nossos candidatos infelizmente não se posicionaram firmemente sobre esta questão.Ficaram em cima do muro, para ter votos dos dois times.
Novamente o governo se omite, mas está em nossas mãos ensinar, refletir sobre o assunto com as pessoas ao nosso lado, para que aos poucos possamos construir uma sociedade mais digna.É um trabalho de formiguinha, mas vale a pena.
E VIVA A VIDA!!!!!!
A ÁGUA E SUAS MENSAGENS
Uma das coisas que pesquisei para a palestra, foi o poder da oração de intercessão, e acabei encontrando, por indicação de um grande amigo, este maravilhoso trabalho feito no Japão pelo dr Massaro Emoto. Ele pegou amostras de água de uma mesma fonte, e as submeteu a diversas situações, depois, congelando-as, observou os cristais formados. Podemos ver claramente, que a água que recebeu uma oração ( para nós seria a água benta), formou cristais lindíssimos, diferente da que recebeu uma mensagem ruim, por exemplo uma ameaça de morte.
Nosso corpo é feito de 70% de água, e por aí podemos observar que bons pensamentos dirigidos a outra pessoa pode sim provocar alteração de suas moléculas. Este trabalho é só o início, mas pode ser o começo de novas descobertas que vão nos dizer aquilo que nós que temos fé já sabemos: o poder da oração na nossa vida!!!
Quem quiser saber detalhes deste trabalho, procure no google com o nome do autor ( Massaro Emoto), ou do seu livro ( Mensagem das Águas).
Também recomendo assistir ao filme : "Quem Somos Nós", que mostra um pouco deste lindo e fascinante trabalho.
Nas fotos acima, o primeiro cristal é de uma amostra que recebeu orações de 500 pessoas. As outras mostram em detalhes a água antes e depois da oração.
A fé e a cura
Na semana passada, preparei uma palestra sobre este tema para o pessoal da catequese da Salette.Pesquisei muito, estudei bastante, e confesso, estava apreensiva, pois acho este assunto um tanto difícil. Eu sou médica, estudei e trabalho ouvindo ciência, mas minha fé também sempre guiou meus passos. Pesquisei em livros religiosos e também científicos, trabalhos publicados por grandes universidades,e livros éscritos por médicos, como o do Dr Roque Saviolli,cardiologista do INCOR, e de um engenheiro, Felipe Aquino, pessoas também ligadas profissionalmente à ciência, mas cuja fé mudou sua visão do mundo. Como chegar a um consenso entre Fé e Ciência?
Comecei dando um painel de toda a história, desde antes de Cristo, quando não havia ciência, até os tempos atuais, e achei coisas muito interessantes, como o que Freud ou Darwin, ou Pasteur falavam sobre Deus. Einsten afirmou que a religião sem ciência é cega, e ciência ´sem religião é paralítica.E hoje, ainda há este embate? Sim, e muito forte,e podemos concluir o seguinte:a fé precisa da luz da ciência para não se tornar cega, fanática, fundamentalista e perigosa. A ciência, por outro lado, precisa da fé para não cair no racionalismo e não colocar suas descobertas a serviço do mal. Sem obedecer a fé e a moral, a ciência pode destruir o próprio homem. Ex:bomba atômica, células tronco embrionárias, clonagem. É preciso um “freio”, uma visão de moralidade e de ética para cada descoberta, e este é o papel da Igreja neste momento.
Depois mostrei alguns trabalhos científicos mostrando a influência da religião na cura física.Diante de todos estes estudos, podemos olhar para a religiosidade como sendo mero “método terapêutico”, estando desvinculado de qualquer ação divina ou espiritual?Estes estudos apenas mostram como a calma, a meditação pode influenciar nossa saúde. Mas estes motivos são óbvios, são vinculados à sociabilidade, á melhores cuidados, à auto segurança. Mas não é assim que pensa quem tem a fé verdadeira. Como podemos então explicar a oração feita para outra pessoa?
Não dá para associar a cura de uma pessoa através das orações de outras pessoas, o que é muito comum de se observar. Não dá para explicar isso cientificamente, pois só com os olhos da fé podemos entender tal fato.
Para quem reza, não interessa nenhum destes estudos, pois a explicação é um grande mistério. A cura para quem tem fé passa pelos Dons do Espírito Santo, e hábitos que nos conduzem a pensar e agir como faria Jesus Cristo ou Sua Santíssima Mãe. Aqueles que se deixam levar pelo Espírito Santo, vão se comportar de modo divino, e com isso, podem se sentir curados de forma integral (corpo e espírito).
Discutir os porquês das doenças é um grande mistério. O plano de Deus é um mistério para nós. Porque alguns sofrem mais, porque alguns se curam?
Alguns dizem que o sofrimento é um processo de crescimento interior, pois muitas pessoas mudam seu comportamento, sua vida após um grande sofrimento.
Mas não podemos dizer que Deus nos faz sofrer como se fosse uma lição ou castigo, uma repreensão ou retaliação. Não nascemos para a doença, mas para a saúde, o bem estar.
O organismo humano foi feito para ser saudável, temos um ótimo sistema de defesa contra quaisquer situações externas, inclusive as doenças. Quando este sistema imune falha, podemos adoecer. Da mesma forma, temos um sistema de defesa espiritual, que nos defende de maus pensamentos, tristeza, pessimismo, depressão, se permitirmos uma abertura aí, poderemos ser levados a doenças que nos desequilibram emocionalmente, o que leva também ao desequilíbrio familiar e social.
É complicado tentar entender o porquê da doença, pois não há uma razão ou lógica aí.
Para nós, basta saber que Deus, em sua infinita bondade, nos apóia em momentos de sofrimento, e devemos colocá-Lo como foco principal de nossa existência.
Assinar:
Postagens (Atom)