domingo, 31 de outubro de 2010
ZAQUEU
Há dois dias, em meu trabalho, fui fazer uma visita domiciliar a um doente, em um bairro muito pobre, aqui da zona norte. Ao chegar lá , encontramos sua mãe saindo para comprar um ovo ( eu disse UM ovo), para fritar e dar a seu filho com pão, porque ele estava com dificuldade para se alimentar, e teve vontade de ovo. Era o que dava pra comprar no momento. O paciente estava bem debilitado, magro, e não conseguiu tomar o antibiótico que eu havia receitado , pois está em falta no posto de saúde, e ele não conseguiu comprar ( custa R$ 9,00 cada comprimido, ele precisa de 20!)Precisei colocá-lo em nossa ambulância e levá-lo para internar, e tentar a medicação venosa. Estou contando este fato - até corriqueiro na realidade do meu trabalho_ para refletirmos um pouco. Fiquei pensando nas notícias que circularam na semana passada, sobre os gastos de um ex senador em seu tratamento, que culminou com sua morte, a despeito de quanto o senado gastou para mantê-lo vivo. Não vou criticar a luta dele pela sua vida, acho até louvável, mas o que questiono é o porque lutar pela vida se tornou privilégio de tão poucos! Porque nem todos tem os mesmos direitos, as mesmas chances? Uns gastando milhões para se salvar, e outros lutando para cmprar 20 comprimidos!
É claro que tem muitas questões aí, já que vivemos em um sistema capitalista, mas o que eu queria era que o nosso governo olhasse de verdade para seu povo, e que suprisse pelo menos o básico!E hoje tive que escolher um candidato para votar...sabendo que pouco vai mudar!
Na missa de hoje, ouvimos o Evangelho de Lucas, a história de Zaqueu (Lc 19,1-10).
Zaqueu era um cobrador de impostos, era um homem "baixo", do ponto de vista de ser ladrão, de roubar.Ele estava em cima da árvore da ganância, da ambição. Jesus lhe diz que se quisesse vê-Lo, teria que descer dali. Ele desce, e acolhe Jesus em sua casa, se arrepende de seus pecados, e diz que vai devolver tudo o que roubou, e indenizar aqueles a quem prejudicou.
Gostaria que houvessem mais Zaqueus por aí, acolhendo Jesus em suas vidas, e revertendo a situação em que se encontram tantas pessoas.
Hoje comemoramos também os 70 anos da fundação dos Vicentinos em nossa Paróquia. Que trabalho bonito, um grupo de católicos que realmente faz a diferença, ajudando pessoas pobres em obras de caridade.É um trabalho de formiguinha diante da omissão de nossos governantes, mas que ajuda aos poucos se formar uma sociedade mais digna.
Peço à Deus que nos ajude a percorrer este caminho com muita fé, força e Luz para continuarmos nosso trabalho, e para que apareçam oportunidades de nascer outros Zaqueus em nosso planeta!!!!
FOTO: Figueira - ou Sicômoro- de Zaqueu, em Jericó
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dra.Claudia me solidarizo com a sra. Deve ser horrível chegar a um ponto desses(caso relatado de seu paciente)doi na alma pq tbem somos mães.
ResponderExcluirEsse político gastou todo esse dinheiro pq não foi de seu bolso,foi DINHEIRO NOSSO, DOS IMPOSTOS ALTISSIMOS QUE CADA UM DE NÓS PAGAMOS, agora os que vivem à margem da sociedade, morrem à míngua por culpa deles. Se não fosse trabalhos voluntari-
os como o seu e de tantos outros cristãos, talvez estivessemos vivendo o caos. Se tivéssemos mais Zaqueus...
Claudia, essa figueira é a mesma de Zaqueu? Que máximo!
ResponderExcluirMuito pertinente a historia de seu paciente, qtos Zaqueus precisamos nesse momento? Não quero passar por essa vida em vão, precisamos fazer a diferença! Chega de hipocrisia nesse país! Parabéns pela sua dedicação! QUE SEJA EXEMPLO A TODOS!
ResponderExcluir